La Corte
CORTE, palavra corola dessa coleção, remete a vários aspectos e sentidos da cultura italiana dentro e fora de suas fronteiras.
Se, por um lado, la corte evoca o espaço interno de uma série de habitações, típico da arquitetura medieval italiana — espaço de arejamento para o qual estão voltadas as janelas adjacentes, onde se celebravam as festas populares — por outro lado, indica o lugar de irradiação da cultura italiana do Renascimento, por meio das inúmeras cortes de famílias nobres, que encomendavam e financiavam a arte e a literatura.
Além disso, num dos seus sentidos derivados, o "corteggiamento", o cortejar, perpassa a arte da palavra para seduzir e provocar o fascínio.
Batizamos então a presente coleção de poesia italiana contemporânea com esse termo, declinando-o no feminino: uma corte de mulheres que escrevem e pensam a contemporaneidade através da poesia.
Na corte da Macondo, habitam poetas italianas contemporâneas traduzidas por outras mulheres, com a intenção de criar espaços de arejamento e festa, num movimento de florescimento literário e — por que não — de sedução e reencantamento através da palavra.
_
La Corte | Coleção de poesia italiana contemporânea
Apresentação e organização: Prisca Agustoni