Atualizando informações ...

Onde estão as bombas


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral
  • Título: Onde estão as bombas
  • Autora: Tatiana Pequeno
  • Lançamento: 2019
  • Formato: 14x21 cm
  • Páginas: 112
  • ISBN: 978-85-93715-24-2

 

 

Sobre o livro:

 

Tatiana Pequeno, além de poeta, é professora de literatura na Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa sobre a relação entre corpo, gênero, sexualidade e as literaturas de língua portuguesa. Em seu terceiro livro, onde estão as bombas, que chega agora aos leitores pelas Edições Macondo, a poeta se vale de todas as suas facetas para apresentar potências políticas e sentimentais de uma poesia que não pode ter outro adjetivo que não urgente. 

No posfácio da obra, o poeta e pesquisador Alberto Pucheu aponta:

"onde estão as bombas é um estrondo que responde a uma urgência de nosso tempo e, respondendo a ela, torna-se um livro urgente para nós, um livro pungente, explosivo, simultaneamente do, mas, especialmente, para o nosso tempo, na medida em que vai vertiginosamente “à beira” da crueldade do real, permanecendo nela, demorando-se nela, conseguindo fazê-la falar. No documentário que fiz com a poeta, intitulado Tatiana Pequeno: muambas e bombas para o nosso tempo, ela afirma: 'Eu acho que, quando os escrevi [os poemas mais “espinhosos” de onde estão as bombas], eu me senti absolutamente só, mas depois que eles estavam escritos, eu me senti fazendo parte de uma comunidade, mas uma comunidade infeliz, de uma comunidade que é absolutamente violentada, sistematicamente, a cada hora, a cada minuto, neste país temível. Então, de algum modo, esses poemas deixaram de ser bombas para mim, talvez, depois que eles foram escritos, mas são bombas que eu vou lançar para os outros, porque os outros precisam também, então, a meu ver, ler e ouvir um pouco do que é dito ali, porque eu acho que essa é uma tarefa da poesia'.

(...) Ler onde estão as bombas é fazer a experiência de uma imensa intensidade poética, política, ética, existencial, com poemas de intervenção no nosso tempo, é fazer a experiência de que algo de muito especial, de muito singular, que diz, entretanto, respeito ao coletivo de maneira ampla e irredutível, está acontecendo na poesia de Tatiana Pequeno."

 

Leia aqui um trecho do livro

 

Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...