- Título: Polaroides
- Autora: Adelaide Ivánova
- Lançamento: 2019
- Formato: 12x18cm
- Páginas: 112
- ISBN: 978-85-93715-16-7
Sobre o livro:
Vencedora do Prêmio Rio de Literatura 2018, Adelaide Ivánova chega às Edições Macondo com dois livros essenciais à sua poética: 13 Nudes e Polaroides. Apontada por Heloísa Buarque de Holanda, no Estado de São Paulo, como uma das promessas da poesia para 2019, a crítica, escritora e professora emérita da Escola de Comunicação da UFRJ afirma:
“Adelaide já é o que se poderia chamar de poeta madura. Domínio total de sua linguagem ao lado de uma enorme coragem de abrir a caixa preta dos não-ditos das mulheres hoje, usando como instrumento poético sua própria experiência e seu próprio corpo. Intuo que Adelaide já é a grande referência da poesia da novíssima geração de poetas.”
Polaroides, agora editado pelas Edições Macondo, é, na verdade, o primeiro livro de poemas de Adelaide Ivánova, que foi publicado em 2014 em versão digital pela Cesárea Editora. O livro sai agora em forma física pela Coleção Casa de Barro, trazendo, além da remixagem dos poemas da primeira edição (que passeiam por situações e vivências entre idiomas e lugares estrangeiros), textos inéditos e atuais, como “A arte do recibo”, uma “transcriação cancerígena de Elizabeth Bishop para o recibês”.
Sobre a autora:
Adelaide Ivánova nasceu no Recife em 1982. É ativista política e jornalista, trabalhando com poesia, fotografia e tradução. Edita o zine anarco-feminista MAIS PORNÔ, PFVR!. É cofundadora da RESPEITA !, coalizão de poetas e slammers brasileiras. Tem três livros publicados. Em 2018 foi vencedora do Prêmio Rio de Literatura com O Martelo (Garupa, 2017). Desde 2011 vive na Alemanha, onde ganha a vida como modelo-vivo, segurança de teatro, baby-sitter e garçonete.