Descrição Geral
Formas de Pagamento
Avaliações
Coleção La Corte - Vol. 5
Título: Defrost
Autora: Diletta D'Angelo
Tradutora: Prisca Agustoni
Formato: 13 x 18 cm
Páginas: 28
ISBN: 978-65-88750-46-9
Sobre o livro:
Uma anatomia da lesão: assim foi lido por alguns críticos o potente livro de estreia de Diletta D’Angelo, no qual a poeta tece habilmente o fio de uma narrativa do corpo ferido, alternando poemas centrados ao redor da experiência familiar do trauma (no caso, partindo da história da própria irmã), a poemas que aludem com dureza aos rituais de matança dos animais. A vivência pessoal, familiar, que desperta as lembranças da infância, também está atravessada pela sensação de asfixia e mal-estar, compondo o corpo lesionado, violentado desse livro. De onde o título, Defrost, como lento processo de elaboração do trauma e descongelamento daquilo que ficou sendo calado (no interior da família, da poeta ou da história) por anos.
O estilo de D’Angelo também reflete esse movimento de aproximação e de afastamento da zona do trauma, alternando poesia em prosa quase narrativa a textos líricos fragmentados, servindo-se da primeira pessoa, da segunda pessoa ou, quando a matéria narrada se faz excessivamente perturbante, da terceira pessoa, revestida em alguns casos de uma linguagem objetiva, quase científica. A complexa estrutura interna do livro — que leva adiante várias narrativas paralelas e simultâneas, a partir de títulos em inglês que se alternam e repetem, e remetem a cada uma delas (Replaced; Freezing; Phineas Cage) — o tornam um livro complexo, denso, maduro, e singular na cena da poesia italiana contemporânea.
— Prisca Agustoni
Sobre a autora:
Diletta D’Angelo nasceu em Pescara, Itália, em 1997. Graduou-se em Letras Italianas pela Universidade de Bolonha.
Em 2019 é selecionada como autora emergente para o projeto RicercaBO-Laboratorio de novas vozes literárias. Em 2021, ganha o prêmio Esordi de Pordenonelegge, um dos festivais de poesia mais importantes da Itália, e começa a colaborar com a editora Industria & Letteratura como social media manager. Em 2022 ganha o prêmio Ritratti di Poesia.si stampi, que vai levar à publicação do seu livro de estreia, Defrost (InternoPoesia, 2022). A partir da sua publicação, o livro vem ganhando enorme reconhecimento crítico, em resenhas e artigos, além de ser finalista ou semifinalista nos principais prêmios literários italianos (Premio Strega, Premio Prestigiacomo, Premio Bologna in Lettere, Premio Pagliarani, Premio Fortini, Premio di vent’anni “Pordenonelgge”). Ganhou os prêmios Camaiore jovens e o Prêmio Especial SIAE, sempre do Camaiore.